domingo, 10 de agosto de 2008

Arroz Escorrido e Farofa



Vamos começar com o cardápio para as principais refeições. O
almoço e o jantar. É necessário ter 5 pratos básicos para uma refeição. São eles, o arroz, o feijão, uma carne, uma salada e uma farofa. Refeição sem estes pratos, não é refeição.

Receita para duas pessoas
(mesmo modo de fazer o macarrão)

Aprendi o arroz escorrrido aqui em Natal com minha cunhada, e nunca mais errei na mão no arroz. Você pode temperar se quiser, mas eu prefiro sem tempero. Só com sal e óleo:

Coloque para ferver numa panela média, 3 copos americanos de água;
Um pouco de óleo ( de preferência de canola é mais saudável);
Uma pitada de sal (pode ser a gosto de vocês);
Um copo americano de arroz;

Quando ferver, coloque o copo de arroz e deixe cozinhar no fogo alto. Se a água secar, e o arroz ainda estiver duro, pode colocar mais dois copos de água. Verifique de vez em quando se o arroz já está como você gosta. Escorra e coloque uma tampa sobre ele. Está pronto. Pode colocar azeite ou manteiga ao seu gosto depois de escorrer.



Farofa
2 cebolas médias picadas
2 dentes de alho picado
2 colheres de manteiga
um pouco de óleo p não queimar a manteiga
sal a gosto

Frite 2 cebolas médias picadas, 2 dentes de alho picados, em 4 colheres de manteiga em um pouco de óleo para não queimar a manteiga. Deixe dourar bem. Coloque a farinha já tostada (se quiser tostar a farinha ponha a farinha numa panela bem seca, no fogo baixo e vá mexendo até ficar dourada, cuidado que queima fácil).
Mexa bem até ficar bem soltinha. Se quiser a farofa mais molhada ponha mais manteiga ou margarina.
Pode colocar linguiça, ovos, restos de carne desfiada, frango, a farofa fica à gosto de quem cozinha. Tem pessoas que põe banana na farofa.
Para um jantar mais chique faça a farofa bem leve, sem carnes, frangos, só com manteiga, cebola, alho e passas. Faça a farofa, antes de colocar as passas, bata no liquidificador, e então ponha passas. Para acompanhar assados, peixes.

Farofa de Natal

Use miudos de frango, moelas, fígado.

Ponha na panela de pressão cebola e alho picados e óleo frite bem, coloque os miúdos e tomate, com um copo de água. Deixe cozinhar, escorra, e pique bem os miúdos.
Faça uma farofa como ensinei acima e coloque os miúdos, passas, ameixa, fica a gosto do cozinheiro.