sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Panna cotta de saquê - Patricia Scarpin


Receita vencedora do concurso de culinária japonesa do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.


Panna cotta de saquê

300ml de creme de leite fresco
300ml de creme de leite de caixinha
110g de açúcar refinado
casca de 1 limão siciliano, retirada com um descascador de legumes
60ml de saquê
6 folhas de gelatina sem sabor incolor*, mergulhadas em uma tigelinha com água fria

Maçãs ao saquê:
2 maçãs do tipo Gala, sem os miolos e cortadas em fatias finas (mantenha a casca)
suco de 1 limão siciliano
165g de açúcar refinado
raspas da casca de ½ limão siciliano
12 cravos
125ml de saquê

Misture os dois tipos de creme de leite, o açúcar, a casca de limão e metade do saquê numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até dissolver o açúcar (4-5 minutos). Aumente para o fogo médio e cozinhe, mexendo, até a mistura começar a ferver (4-5 minutos). Esprema a gelatina entre os dedos para eliminar o excesso de água e junte-a ao creme, mexendo bem para dissolvê-la. Retire do fogo e deixe chegar à temperatura do corpo.
Passe por uma peneira, junte o saquê restante, misture e despeje o líquido em 6 moldes com capacidade para 120ml molhados por dentro. Leve à geladeira de um dia para o outro ou até firmar.

Faça as maçãs: coloque as maçãs numa tigelinha e regue com o suco de limão. Reserve.
Numa panela, misture o açúcar, as raspas de casca de limão e ¾ xícara (180ml) de água. Leve ao fogo médio até ferver, reduza para o fogo baixo e deixe cozinhar até a calda reduzir para ¾ xícara (8-10 minutos).
Escorra as maçãs, reservando o suco de limão e junte-as à calda. Adicione metade do saquê em seguida e mexa bem. Aumente para o fogo médio até ferver e em seguida passe para o fogo baixo novamente, deixando as maçãs cozinharem até ficarem transparente, mexendo ocasionalmente (35-40 minutos). Acrescente o suco de limão reservado e o restante do saquê, misture e deixe cozinhar mais um pouquinho, até formar uma calda (8-10 minutos). Deixe esfriar.

Na hora de servir, mergulhe rapidamente o fundo dos moldes de panna cotta em água bem quente e inverta-os em pratinhos de sobremesa. Sirva a panna cotta com as maçãs e a calda.

* a receita original pedia 2 ½ folhas de gelatina com “poder de titânio”. Não sei que poder é esse, por isso usei 6 folhas de gelatina comum; acho que 5 teriam sido suficientes.

Rend.: 6 porções

Macarrao gratinado com cogumelos-Blog Pecado da Gula


Este prato é preparado em etapas mas o trabalho compensa! Fica delicioso e requintado por conta dos cogumelos, ótimo para receber amigos ou para uma refeição mais caprichada! ;-)
Recomendo apenas usar uma massa italiana que tem textura mais firme ou senão cozinhe o macarrão nacional um pouco mais duro que o normal que ele ficara ainda alguns minutos no forno. Ninguém merece macarrão papa ???
Comprar os cogumelos foi uma peregrinação. Na feira encontrei varias bancas vendendo o Paris e em uma encontrei o shimeji pelo exorbitante preço de 7 reais uma bandejinha!!! Quase desisti de comprar mas estava determinada a fazer o tal macarrão e la fui ao Sacolão e encontrei shimeji, shiitake e porto belo por preços mais em conta. Ufa, o almoço de domingo estava a salvo! rss

500g de macarrão no formato de sua preferência (usei rigatoni)

Molho branco:

* uso colher de mesa não de medida!

4 colheres (sopa) cheia de manteiga
3 colheres (sopa) cheia de farinha de trigo
1 litro de leite
1 lata de creme de leite com soro
sal e pimenta branca a gosto
noz moscada ralada na hora a gosto

Refogado de cogumelos:

1 colher (sopa) de manteiga
um fio de azeite extra-virgem
5 ou 6 fatias de bacon picado
4 bandejas de cogumelos de sua preferência (usei Paris, shimeji, shiitake e porto belo)
100 a 150ml de vinho branco seco
sal e pimenta do reino a gosto
um fio de molho de soja

Coloque a agua para cozinhar o macarrão no fogo. Enquanto esquenta, comece preparando o refogado de cogumelos. Derreta a manteiga junto com um pouco de azeite. Coloque o bacon e frite bem. Junte os cogumelos picados (dizem que nao se deve lavar mas eu fico cismada com aquelas sujeirinhas que vem junto. Lavo e deixo la escorrendo bem) e deixe refogar alguns minutos. Adicione o vinho branco e temperos e deixe cozinhando ate quase secar a agua que se formou mexendo de vez enquanto.

Pegue outra panela para preparar o molho branco. Este molho eh bem simples mas tem uns truquezinhos para que não fique com gosto de farinha nem empelotado. Vou explicar uma forma de preparar para quem nunca preparou ou tem dificuldades. Derreta a manteiga e apague o fogo. Peneire ai a farinha de trigo e misture bem ate formar uma massa. Acenda o fogo novamente em chama media e fique misturando ate que a massa fique borbulhante e esbranquiçada. Cuidado para que não queime. Tire do fogo e junte um pouco de leite (meia xicara mais ou menos) e mexa imediatamente e bem rápido (eu uso colher de silicone, acho melhor do que colher de pau porque raspa bem o fundo da panela). Vai formar uma bola de massa. Volte ao fogo baixo e junte mais um pouco de leite. Mexa bem ate voltar a formar uma massa. Continue este processo ate que comece a formar um creme mais grosso. Sempre mexendo bem ate que todo o leite seja incorporado. Se tiver alguém para ajudar a colocar o leite, melhor! Caso você sinta que esta empelotando, comece a mexer sentido horário e anti-horario rapidamente ate sumirem os carocos. Depois que formar um creme grosso ja pode ir colocando mais quantidade de leite por vez, esperando dar uma engrossada antes de adicionar mais. Por final, junte o creme de leite e os temperos e misture bem. Nao fica um molho muito grosso, fica mais ralo. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 220oC.

Coloque o macarrão para cozinhar com um pouco de sal. Tire uns dois minutos antes do indicado na embalagem. Escorra.

Unte bem um refratário com manteiga e despeje o macarrão. Verta o molho branco envolvendo bem o macarrão. Espalhe o refogado de cogumelos por cima e polvilhe bastante queijo ralado. Leve ao forno por uns 15 ou 20 minutos ate que o molho esteja borbulhante e a superfície, levemente corada. Tire do forno e sirva imediatamente com uma saladinha verde!

sábado, 10 de outubro de 2009

Pão Estrela - tirado do blog: http://pt.petitchef.com


Um dia minha amiga D. Norma foi à minha casa e fez este pão. É maravilhooooooooso!! fácil de fazer também.

1 xícara de leite

50 gramas de fermento para pão
4 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de óleo
1 pitada de sal
3 gemas
3 claras em neve
+/- 500g de farinha de trigo

150g de margarina
6 colheres de sopa de açúcar

calda
1 xícara de leite
1 xícara de açúcar
gostas de baunilha

Esquente o leite até ficar morno

dissolva o fermento no açúcar e misture o óleo e as gemas e junte o leite.Depois de misturado junte as claras em neve.

Vai ficar uma espuma. Aos pouquinhos vá juntando a farinha de trigo e quando soltar das mãos mas ainda estiver úmida ,separe uma bolinha e coloque num copo de água e deixa a massa crescer até a bolinha subir.

recheio:
misture a margarina com o açúcar até formar uma pasta e divida em 4 partes


a bolinha subindo :
divida a massa em 4 partes e abra com um rolo mais ou menos 35 40 cm comprimento e 15 de largura,
passe 1 parte das 4 do creme de margarina com açúcar e enrole igual rocambole. corte em 6 pedaços no tamanho de 4 dedos da mão juntos,observando que tem que ser 6 pedaços.

a bolinha subindo :
divida a massa em 4 partes e abra com um rolo mais ou menos 35 40 cm comprimento e 15 de largura,
passe 1 parte das 4 do creme de margarina com açúcar e enrole igual rocambole. corte em 6 pedaços no tamanho de 4 dedos da mão juntos,observando que tem que ser 6 pedaços.

repita o processo com uma outra parte da massa. e coloque 12 pedaços desses mini rocanboles de pão na forma de buraco no meio untada e enfarinhada em posições contrárias ( um rolinho virado para dentro da forma e outro virado para fora da forma até fechar com 12 pedaços. a receita é para 2 pães

faça o processo com as outras 2 partes e preencha a outra forma.



deixe descansar até dobrar de volume... coloque no forno pré aquecido 180° até ficar dourado.

calda

junte o leite e o açúcar e deixe ferver até ficar bem fininha e brilhosa sem precisar ficar muito tempo no fogo..uns 6 minutos fervendo já está bom. desligue o fogo e junte baunilha a gosto.

jogue essa calda em cima dos 2 pães assados .. deixe esfriar e o sucesso é garantido...