terça-feira, 2 de setembro de 2008

Jogos Americanos, Toalhas de Mesa e Arranjos


Sempre usei jogos americanos. Geralmente usa-se numa ocasião com poucos convidados. Se você preferir compre uns dois jogos. Um para as ocasiões mais informais e outro para as formais e dispense o uso de toalhas neste dia.
É bom para pessoas práticas. Tem de plástico, bambu, corda, sisal, algodão, crochê, tem uma variedade enorme. Eu prefiro os de cor pastel ou brancos e laváveis se for possível. Para as ocasiões mais refinadas, fica melhor usar os de algodão, com bordados e capriche nos arranjos da mesa. Se a ocasião é refinada, use guardanapos de t
ecido. bem engomados. Fica mais adequado.

Toalhas de mesa










E para estes dias especiais de festas, também é importante ter toalhas de mesa bem bonitas, De tecido rústico ou linho, brancas, beiges, cremes, para os dias especiais.
Para as festas mais informais da familia, têm umas plastificadas que imitam bordados de cores pastéis que são lindas e não são muito caras. O ideal é comprar duas. Uma beige ou creme e uma branca.
Para o dia a dia é melhor ter umas três, ficando as cores ao seu critério podem ser com xadrês, lisas ou listradas, pode-se também para evitar que as toalhas sujem muito, comprar um plástico bem grosso transparente do tamanho da toalha e colocar encima dela. Assim fica mais fácil para se limpar.

Arranjos de Flores























Flores dão muita vida ao espaço, mas não as coloquem num local que atrapalhe a visão dos convidados. Façam arranjos de acordo com a ocasião.
As flores devem combinar com a cor das toalhas da mesa ou dos jogos americanos.
Se for uma festa informal, use flores do campo, margaridas. Abuse das folhagens verdes, das flores de campo coloridas. Podem ser rosas com folhagens, ou flores do campo, tulipas o que desejar.
Se for uma ocasião formal, use lírios ou rosas brancas, rosas vermelhas, faça arranjos uniformes, parecidos, para que a decoração fique estética.
Compre arranjos de flores naturais de acordo com o que você gosta. Compre arranjos prontos, ou faça-os em casa e coloque em jarras transparentes, cachepots de metal, ou madeira. Se gostar de arranjos artificiais compre as flores e faça você mesma os arranjos como esses:


Fig. 1 - Jarra de vidro
Fig.2 - Cachepot de Cerâmica

Faça seus próprios arranjos. Crie e ficará contente com o resultado. Cada rosa natural na floricultura custa R$4,00. Não são caras. Só paga pelas flôres . Se preferir outra flor talvez fique mais barato. Cada bouquêt vem acompanhado de gipsi e folhagens diversas, assim você já tem seu arranjo pronto.
Se você for colocar arranjos nas três mesas, pode comprar 3 bouquêts de flôres, cada um com 4 rosas ou a flor que desejar. É só colocar num jarro de metal, vidro ou num cachepot bonito, na água é claro e vai ficar lindo.

FIG. 3 - Cachepot de Metal

Tamanhos de arranjos

Fig.4 - Não esqueça que o tamanho do arranjo deve ser proporcional ao tamanho da mesa. E faça arranjos uniformes, sem exageros.
Para mesas quadradas - arranjos centrais e baixos. (Fig.2)
Para mesas redondas - arranjos centrais e o tamanho varia de acordo com o diâmetro da mesa.
Mesas com diâmetro pequeno- arranjos menores e baixos, como o da fig 2.
Se a mesa for retangular e grande e estiver posta para os convidados sentarem, - arranjos no centro e o arranjo pode ser mais largo, acompanhando o formato da mesa e o tamanho dela.
Se a mesa estiver encostada na parede-os arranjos
Arranjo para mesa retangular grande- Fig. 4
-ficarão melhores nas laterais da mesa ou bancada. Assim sobra mais espaço para dispor o restante das coisas. (Fig.1 e fig.4).
Você pode colocar plantas na sala para compor um visual bem acolhedor. Palmeiras, bambus, etc.

Nenhum comentário: