sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Panna cotta de saquê - Patricia Scarpin


Receita vencedora do concurso de culinária japonesa do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.


Panna cotta de saquê

300ml de creme de leite fresco
300ml de creme de leite de caixinha
110g de açúcar refinado
casca de 1 limão siciliano, retirada com um descascador de legumes
60ml de saquê
6 folhas de gelatina sem sabor incolor*, mergulhadas em uma tigelinha com água fria

Maçãs ao saquê:
2 maçãs do tipo Gala, sem os miolos e cortadas em fatias finas (mantenha a casca)
suco de 1 limão siciliano
165g de açúcar refinado
raspas da casca de ½ limão siciliano
12 cravos
125ml de saquê

Misture os dois tipos de creme de leite, o açúcar, a casca de limão e metade do saquê numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até dissolver o açúcar (4-5 minutos). Aumente para o fogo médio e cozinhe, mexendo, até a mistura começar a ferver (4-5 minutos). Esprema a gelatina entre os dedos para eliminar o excesso de água e junte-a ao creme, mexendo bem para dissolvê-la. Retire do fogo e deixe chegar à temperatura do corpo.
Passe por uma peneira, junte o saquê restante, misture e despeje o líquido em 6 moldes com capacidade para 120ml molhados por dentro. Leve à geladeira de um dia para o outro ou até firmar.

Faça as maçãs: coloque as maçãs numa tigelinha e regue com o suco de limão. Reserve.
Numa panela, misture o açúcar, as raspas de casca de limão e ¾ xícara (180ml) de água. Leve ao fogo médio até ferver, reduza para o fogo baixo e deixe cozinhar até a calda reduzir para ¾ xícara (8-10 minutos).
Escorra as maçãs, reservando o suco de limão e junte-as à calda. Adicione metade do saquê em seguida e mexa bem. Aumente para o fogo médio até ferver e em seguida passe para o fogo baixo novamente, deixando as maçãs cozinharem até ficarem transparente, mexendo ocasionalmente (35-40 minutos). Acrescente o suco de limão reservado e o restante do saquê, misture e deixe cozinhar mais um pouquinho, até formar uma calda (8-10 minutos). Deixe esfriar.

Na hora de servir, mergulhe rapidamente o fundo dos moldes de panna cotta em água bem quente e inverta-os em pratinhos de sobremesa. Sirva a panna cotta com as maçãs e a calda.

* a receita original pedia 2 ½ folhas de gelatina com “poder de titânio”. Não sei que poder é esse, por isso usei 6 folhas de gelatina comum; acho que 5 teriam sido suficientes.

Rend.: 6 porções

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,

Estamos montando um cadastro de blogs relevantes segmentados por assunto.
Caso tenha interesse em incluir o seu blog gratuitamente neste cadastro basta nos enviar uma mensagem para blogs@difundir.com.br informando o endereço do seu blog, e-mail de contato e assuntos que são abordados no seu blog.

Abraço,
Sergio
blogs@difundir.com.br
www.difundir.com.br