quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Cupcake - http://pecadodagula.blogspot.com.br/

Massa de gemas:
3 gemas
20g de açúcar
40ml de óleo
40ml de leite
50g de farinha de trigo
10g de amido de milho
uma pitadinha de fermento em pó

Merengue:
3 claras
40g de açúcar

Creme de confeiteiro:
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de amido de milho
40g de açúcar
200ml de leite
2 gemas
algumas gotas de essência de baunilha 

Chantilly:
100ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar


Pré-aqueça o forno a 180˚C.
Coloque as forminhas de papel na forma metálica de cupcake ou para empadinhas.
Deixe peneirado a farinha de trigo, amido de milho e fermento da massa de gemas.
Prepare o merengue. Bata as claras até espumar. Junte
das 40g de açúcar e bata mais um pouco. Junte metade do que sobrou do açúcar e bata mais um pouco. Termine de colocar o restante do açúcar e bata até formar um merengue firme. Reserve.
Prepare a massa de gemas. 
Numa outra vasilha, bata as gemas com 20g de açúcar até ficar esbranquiçado. Junte o óleo em fio e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e junte o leite. Misture com as pás da batedeira e peneire a farinha sobre a gemada. Misture com as pás da batedeira delicadamente até ser incorporada. Junte
do merengue à massa e misture delicadamente com fouet. Junte metade do merengue que sobrou e misture novamente com cuidado com fouet. Termine de colocar o restante do merengue e misture com fouet até ser tudo incorporado. Com uma colher ou colher de sorvete, despeje a massa nas forminhas. Encha as forminhas um pouco mais do que a metade da capacidade porque a massa cresce bastante.
Leve ao forno e asse por cerca de 25 a 30 minutos ou até que fiquem levemente corados.
Tire as forminhas de papel da forma metálica e deixe esfriarem sobre uma grade.
Prepare o creme de confeiteiro. Numa vasilha, coloque a farinha de trigo, amido de milho e o açúcar. Despeje um pouco do leite e misture com fouet. Junte o resto do leite, as gemas e a baunilha. Misture bem com fouet e peneire a mistura sobre uma panela. Leve ao fogo médio e fique mexendo sem parar até engrossar e formar um creme firme.
Despeje numa travessa, cubra filme plástico bem rente ao creme para não criar película e deixe esfriar.
Prepare o chantilly. Bata o creme de leite fresco com o açúcar até que comece a encorpar. Não bata demais porque acaba virando manteiga. Na hora que começar a encorpar, baixe a velocidade da batedeira e vá sempre checando o ponto. Levante as pás da batedeira com cuidado. Se formar um pico firme está ok.
Misture
do chantilly ao creme de confeiteiro frio e misture com uma espátula até ser incorporado. Junte metade do chantilly restante e misture. Termine de colocar o resto do chantilly e misture com delicadeza. Coloque este creme num saco de confeitar com bico redondo (perlê) e espete o bico no meio da massa do cupcake. Esprema até que o creme chegue à superfície. Repita com os outros bolinhos. Se quiser, decore com morangos ou outra fruta de sua preferência.

Nenhum comentário: