A culinária judaica, seja askenazi ou sefardita, é de uma riqueza de sabores, cores e texturas. Um varenike, uma chalá, raiz forte, arenque, têm um sabor que só a comida judaica tem.
Ingredientes: 3 ovos inteiros 2 colheres (sopa) de óleo 1 colher (café) de sal 1/2 copo de água 1 pitada de açúcar 1/2 kg de farinha de trigo. Recheio: 1/2 kg de batatas 3 cebolas picadas Óleo para fritar Sal a gosto Bicarbonato de sódio. Modo de fazer: 1. Cozinhe as batatas com casca. 2. Tire a casca e amasse-as. 3. Frite as cebolas com sal no óleo. Quando começarem a dourar, acrescente uma pitada de bicarbonato de sódio para não amolecerem e ganharem um paladar diferente. Reserve. 4. Junte a metade da cebola já frita às batatas amassadas para fazer o recheio. Experimente para testar o sal. 5. É hora de fazer a massa: misture com as mãos os ovos, o óleo, o sal, a farinha e ponha a água aos poucos, até ficar homogênea e não grudar na mão. 6. Enfarinhe a mesa, abra a massa com um cilindro ou rolo, deixando-a com cerca de 3 mm de espessura. 7. Faça bolinhos com o recheio e coloque um de cada vez sobre a massa, como se fosse fazer um pastel. Corte-a com um copo ou um cortador e aperte bem as bordas para não vazar.
8. Cozinhe os varenikes em água fervente com um fio de óleo e uma pitada de sal. Eles logo irão boiar. Espere mais um pouco e retire-os. 9. Escorra-os e, por cima, jogue o restante da cebola picada e frita.
| |||
Nenhum comentário:
Postar um comentário