quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Bolo Recheado com pêssego e ameixa - Do site mariacarambola



Vamos começar pela massa: recomendo assar duas receitas, pois o pão de ló não cresce muito e eu não consigo dividir a massa em quatro discos horizontais para rechear. Mas, se você consegue, manda ver em uma massa só e aumente a quantidade de ovos (costumo usar a mesma receita, variando apenas a quantidade de ovos, que é acompanhada pelo açúcar e farinha, ou seja, se usar 7 ovos, para um bolo maior, use 7 colheres de farinha e 7 de açúcar, e por aí vai).


Ingredientes da massa
5 ovos
5 colheres se sopa de açúcar
5 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo
Ligue o forno. Unte uma assadeira redonda de 24 cm.

Em uma tigela, peneire a farinha e o fermento. Misture e reserve.

Bata os ovos inteiros na batedeira por dois ou três minutos. Acrescente o açúcar aos poucos, batendo sempre. O segredo é bater muito, cerca de 15 minutos. Assim o creme vai triplicar e o cheiro de ovos tende a sair.

Com a batedeira desligada, misture a farinha + fermento aos poucos, de preferência fazendo movimentos de baixo para cima, delicadamente.

Leve ao forno por 20 minutos ou até que enfiando um palito ele saia limpo.

Desenforme ainda quente em um pano de prato seco e limpo, vire o bolo para que a parte de cima fique em cima e espere esfriar. Depois de frio, divida os discos e está pronto para rechear.



Dica: depois de frio, se a massa ainda estiver com cheiro de ovo, retire a película escura de cima com a ajuda de uma faca (eu uso as mãos mesmo, vou puxando do meio para fora e ela sai inteirinha).

Recheio de ameixas
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
ameixa o quanto baste

Usei aproximadamente 30 ameixas secas, sem caroço. Corte a ameixa em pedaços miudinhos (da última vez em que fiz esta receita eu passei no processador, pois é mais rápido) e leve ao fogo brando, mexendo sempre, com o leite condensado... quando começar a encorpar desligue o fogo e junte a lata de creme de leite. Reserve para esfriar.


Recheio de pêssegos
250 ml de chantilly
1 lata de pêssego em calda

Eu uso o chantilly Bünge (embalagem de 1 litro). Uso o que precisar e o restante divido em recipientes de 250 ml para congelar. Eu ainda tinha um copinho e foi suficiente para fazer o recheio de pêssego e a cobertura.

Corte os pêssegos em pedacinhos (reserve alguns para enfeitar), junte metade do chantilly batido (de acordo com as instruções da embalagem) e cinco colheres da calda do pêssego. Misture tudo e reserve.


Montagem
Pegue o primeiro disco de massa e coloque na assadeira. Molhe bem com leite, refrigerante ou a calda do pêssego. Não fique com medo, molhe bem mesmo. Espalhe uma camada generosa do recheio de ameixa. Cubra com o segundo disco, molhe bem e cubra com o recheio de pêssego. Coloque o terceiro disco, molhe e cubra com o restante do recheio de ameixas. Coloque o último disco, molhe e espalhe o chantilly. Decore com o restante do pêssego.

Nenhum comentário: