quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Guioza ou jiaozi ou mandu,

http://receitaculo.com
DESCRIÇÃO

Pra quem nao conhece, guioza ou jiaozi ou mandu, etc.etc. dependendo do idioma, sao aqueles bolinhos com massa de farinha e recheios variados, que podem ser de carne, ovos, vegetais, etc. É um alimento típico do extremo oriente.esta postagem é uma pesquisa que fiz e a dedico a toda a comunidade japonesa do Receitáculo

INGREDIENTES

PASSO A PASSO

  1. Massa
    A massa é só farinha com água. Em um recipiente firme o suficiente para sovar a massa, colocar um pouco de farinha. Adicionar um pouco de água. Colocar mais farinha e água. E ir misturando. No início pode ficar meio pegajoso, mas o ideal é que depois de sovar a massa fique firme e nao grude nas maos. É importante sovar bem, e que nao tenha bolhas de farinha, por exemplo. Uma bola de massa um pouco maior que o punho é suficiente para vários jiaozi para duas pessoas. É bom deixar a massa repousar um pouco.
  2. Recheio
    O recheio clássico é o de carne e sao necessários alguns ingredientes especiais da comida oriental, como o óleo de gergelim e o molho de soja.
    Refogar alho com cebola numa frigideira com óleo de soja ou girassol. Até que fiquem transparentes, colocar um pouco de cebolinha picada é o ideal. Apagar o fogo e deixar esfriar. Juntar carne moída, ainda crua, pimenta do reino, sal, molho de soja e óleo de gergelim. Que esteja bem temperado mas nao demasiado salgado. O gosto do jiazi vai ser esse, de forma que é importante caprichar no tempero do recheio. Reservar.
    Dá para fazer mil variaçoes do recheio do jiazi. Com verduras. Ovos e abobrinha. Repolho e carne, etc.etc.
  3. Montagem
    Pegar a massa e arrancar um teco, que tenha a grossura de um dedo por exemplo. Fazer bolinhas. Abri-lo para que fique fino (uns dois milímetros) e redondo mais ou menos como a boca de um copo. Fazer vários desses, separados por farinha para que nao fiquem grudados.
    Depois pegá-los e colocar o recheio. Nao colocar muito recheio que pode abrir e vazar quando esteja cozinhando.
    Fechar o jiaozi é meio complicado. Juntar os extremos e fazer pequenas dobras com os extremos juntos. Tomar cuidado para a massa nao ficar muito fina em alguns pontos porque assim o recheio pode sair ou a massa ficar esburacada e feia.
    Para que o jiazi tenha um bom aspecto é preciso prática.
    O jiaozi montado e com o recheio cru pode ser congelado.
  4. Ao fogo
    Pegar uma panela grande e enchê-la com a altura de uns quatro dedos de água e levar ao fogo para ferver. Escumadeira para retirar os jiazi e um copo de água fria preparados. Quando começar a ferver, colocar uns 4 ou cinco jiaozi, tomando o cuidado de que nao se colem. Se você acha que isso vai acontecer coloque menos quantidade por vez. Espere que volte a ferver e despeje a água fria. Os jiazi estarao prontos quando comecem a flutuar. Entao será hora de retirá-los. Nao os deixe muito tempo fervendo na água que isso pode estourá-los. Mas tenha em conta que o recheio precisa estar cozido!
    Se você ainda estiver na dúvida se os seus jiaozi estao bem feitos, nao há melhor oportunidade que esta de prová-los!
    Depois de retirar os jiaozi iniciais, esperar outra vez que ferva. E repetir a operação anterior, colocando a água fria e ir retirando logo que flutuem.
  5. Saborear
    O jiaozi deve estar brilhante e com a massa quase transparente. O recheio deve estar bem cozido. Acompanhar com molho de soja. Uma coisa que fica especial é colocar em um recipiente pequeno um pouco de molho de soja com vinagre e passar o jiaozi nesse molho. Fica ótimo. Mas se estiver bem temperado nem é necessário.
  6. Para ver algumas fotos do passo a passo clic neste link http://www.flickr.com/photos/kattebellet(...) ou copie e cole no seu browser, vale a pena ver as fotos

SUGESTÕES, ACOMPANHAMENTOS, DICAS E ETC

O recheio pode variar mas a massa é sempre igual. Podem ser cozidos ou fritos. É trabalhoso fazê-los, mas a satisfação é total, ver os bolinhos bem feitos e saborosos.
Antes de tudo, comprar uma farinha de boa qualidade. A receita é meio no olho, mesmo a quantidade de farinha para a massa. Mas se faltar massa é fácil fazer mais para completar. É importante observar que a massa esteja firme, que o recheio esteja bem condimentado e que o processo de cozinhar os jiaozi seja bem observado. De resto é só prazer!
Os jiaozi podem ser fritos. Melhor cozinhá-los e depois fritá-los, para ter certeza de que o recheio nao vai estar cru.
(eu particularmente, prefiro aqueles, cozidos no vapor, com recheio de repolho e carne moida sem tempero algum, a gente come com shoyo, temperado com limão...divino)

Nenhum comentário: